LISTA DE ESPERA

O CURSO
Antes da palavra, o silêncio! Sem ele, nossa palavra não expressa o que de fato gostaríamos de expressar e desejamos comunicar sobre nós. Se não silenciamos constantemente, deixamos de saber quem somos e o que desejamos, e ficamos vulneráveis à manipulação dos nossos desejos e emoções e às flutuações da nossa mente, que paralisam a nossa ação.
O primeiro passo no caminho do autoconhecimento é esse mergulho no Eu.
Neste workshop online e gratuito, vamos te ajudar a silenciar para que comece a ouvir o que realmente pulsa dentro de você. Também vamos te oferecer bases para a compreensão de como funciona sua mente e do que determina o seu comportamento.
O que esperar
O workshop A arte do silêncio: a escuta do eu propõe um mergulho para dentro, para acessar vozes internas que querem te dizer muito sobre você e que vão te ajudar a se posicionar de forma mais verdadeira e inteira na vida.
Falaremos sobre o funcionamento da mente e da cultura e sobre como iniciar processos de libertação de condicionamentos.
Apresentaremos ferramentas criativas e práticas de silêncio e de interiorização para aplicar no dia a dia sem que seja preciso reorganizar toda a rotina.
Para quem é
Este workshop é para você que quer se conectar profundamente consigo e acredita que é possível fazer isso mesmo levando uma vida corrida.
Para você que deseja, de fato, começar a transformar a sua vida sem esperar que a vida se transforme.
Para você que acredita que a transformação do mundo começa pela transformação de si mesmo.
Para você que busca compreender por que nossa reação ao outro diz mais sobre nós do que sobre a outra pessoa.
Para você que, apesar do medo, tem coragem de se revelar e de se olhar ao espelho.
Para você que se cansou de tentar achar respostas sobre o que deve fazer na vida ou como deve agir e não busca por milagres, mas por conhecimento e por ferramentas criativas e aplicáveis.
Para você que busca por respostas sobre si.
O que você vai ver no workshop
● Uma breve introdução sobre o funcionamento da mente, a partir de premissas científicas da psicologia e da biologia do conhecer e de conhecimentos ancestrais fundamentados no yoga.
● Como o funcionamento da mente aliado ao funcionamento da nossa cultura molda a maneira com que construímos a nossa identidade e as histórias que contamos sobre nós.
● Técnicas de respiração e de atenção plena para aquietar a mente e guiar as suas intenções de transformação e de autodescoberta.
● Como reconhecer padrões de comportamento e as narrativas identitárias que te potencializam ou te aprisionam.
● Como descobrir quais são as histórias principais que você conta sobre si mesma, de onde elas vêm e se elas te soam verdadeiras ou não.
● Como inserir as práticas aprendidas no workshop no seu dia a dia sem enrolar a rotina.
O que NÃO tem e para quem NÃO é o workshop
Neste workshop, você não verá fórmulas milagrosas. Também não fará um trabalho de meditação, ainda que esta seja uma técnica muito fundamental. Iniciar-se na meditação exigiria um workshop dedicado exclusivamente a isso.
Também não aprenderá como resolver suas questões sem precisar se comprometer.
Se você espera por fórmulas mágicas, se não está preparada(o) para assumir a responsabilidade por seus atos e prefere culpar os outros, ou se acredita que nós, seres humanos, devemos corresponder ao que esperam de nós e ao que a sociedade nos impõe, mesmo que isso cause sofrimento, este workshop NÃO é para você.
PROFESSORA E COORDENADORA

Vanessa Rocha
Escritora, produtora cultural e artística e pesquisadora do comportamento humano há 20 anos. É Mestra em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Bacharel em Produção Cultural pela UFF e, após anos de estudos autodidatas da obra de Carl Jung, cursa Especialização em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom. Possui ainda cursos livres em Psicanálise e Comunicação Não-Violenta, curso técnico de Teatro e uma extensão em Economia da Cultura e Cooperação Internacional pela Universidad de Valladolid, na Espanha. Atualmente, pesquisa o ódio e a violência como barreiras para a expressão da verdade e para uma sociedade mais igualitária, a partir da Psicologia e da Filosofia, projeto que pretende desenvolver em um Doutorado. Por 4 anos, atuou como professora universitária, e por 20 como produtora cultural. Tendo estudado teatro e canto, criou e encenou espetáculos, participou de grupos musicais e se dedica à poesia falada. Publicou três livros: dois de poemas e o romance literário A estrada da saudade. Desde 2002, também se dedica à prática e ao estudo do yoga em sua complexidade e ancestralidade.